Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
 Leach, 1820
Subfamília: Caracarinae
 d'Orbigny, 1837
Espécie: D. ater

Nome Científico

Daptrius ater
Vieillot, 1816

Nome em Inglês

Black Caracara


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Gavião-de-anta

O gavião-de-anta é um falconiforme da família Falconidae. É conhecido também como caracara-í, ka-ka-zi e kai-a-nó-na (nomes indígenas, Mato Grosso), cã-cã (Amazonas) e cancão-de-anta.

Seu nome significa: do (grego) daptës = comedor, sanguessuga; e do (latim) ater = preto fosco. ⇒ (Ave) preta comedora ou (ave) sanguesuga preta.

Características

Mede cerca de 44 cm de comprimento.

Alimentação

É onívoro, alimentando-se de carniça, larvas de besouros corta-pau, tanajuras, sapinhos e rãs, lagartos, cobras, filhotes de pássaros, pequenos mamíferos e peixes. O fato de se alimentar de animais mortos condiciona-lhe com uma ave saprófaga oportunista. Tira também carrapatos de antas e de veados. Gosta de frutos, como cocos de buriti e de dendê. Procura queimadas para alimentar-se de insetos e outros animais em fuga.

Reprodução

Põe 2 ou 3 ovos amarelados manchados de marrom.

Hábitos

Comum em florestas de galeria, clareiras na mata e bordas de florestas, especialmente às margens de rios e lagos. Vive normalmente em grupos familiares de 3 a 5 indivíduos. Costuma pousar em praias de rios ou no alto de árvores próximas.

Distribuição Geográfica

Toda a Amazônia brasileira e também das Guianas e Venezuela em direção sul até a Bolívia.

Referências

Galeria de Fotos